sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Apadano busca viabilizar CNH para deficientes auditivos


Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa (Apadano) buscam garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditivas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em reunião com Rafael Lançoni, diretor do Ciretran de Nova Odessa, eles fizeram algumas solicitações, entre elas a realização de provas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), pois a interpretação para os deficientes auditivos em português e totalmente diferente, além do tempo ser considerado pouco, por não conseguirem fazer a leitura em Português.
Daniel Carlos Tavares, presidente da Apadano, comentou que também solicitaram um interprete de Libras no CFC, assim como um instrutor com conhecimento da técnica. A entidade sugeriu ainda que seja implantada em Nova Odessa uma bancada especial para que os deficientes possam tirar sua Carteira de Habilitação na cidade, sem que tenha que se deslocar para outro município.
O que motivou os representantes da Associação a se reunirem com o diretor do Ciretran e fazer estas reivindicações foi a publicação no Diário Oficial, no último dia 20 de outubro, da Resolução 558/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna obrigatória a disponibilização de intérprete de Libras durante o processo para obter a CNH.

“Fomos ouvidos, estamos reivindicando um direito dos deficientes auditivos. Esse foi o primeiro passo, o próximo é uma reunião no Detran, em São Paulo. Quero ainda deixar registrado que o vereador Tiãozinho do Klavin (SDD) tem nos apoiado em mais está questão da Apadano”, afirmou Tavares.

Vereador Tiãozinho participou da reunião.

Nenhum comentário: